Dicas de estudo Sobre Faculdades

Como o mercado de cursos ead está sendo revolucionado?

Written by joao.gobira

O Ensino a Distância (também conhecido como EAD) é uma nova alternativa de ensino que muita gente têm encontrado para adquirir mais conhecimento.

Para quem tem uma rotina corrida, e quer dar um upgrade na carreira, essa nova modalidade é a melhor opção; pois oferece flexibilidade para estudar a hora de quiser e em qualquer lugar do globo.

De Engenharia à Direito, de cursos técnicos a MBA, os cursos a distância oferecem as mais diversas vantagens. Apesar de ter sofrido certo preconceito do mercado de trabalho no começo, o EAD não assusta mais as empresas.

ead-para-quem-não-tem-tempo

Mas a busca por cursos de qualidade deve ser a preocupação número um para quem procura por um curso a distância.

Afinal, podem existir oportunistas em todo canto.

Além das vantagens que mencionamos, é bom lembrar que a internet oferece diversas opções de cursos EAD, que possibilitam as mais diversas possibilidades para os alunos.

E por existir tanta variedade de cursos assim, é bom traçar qual o seu objetivo e claro, a modalidade que mais atende às suas expectativas.

Entenda as diferenças entre os cursos livres, de extensão e especialização

Entender as diferenças entre essas modalidades é extremamente importante; principalmente quando falamos sobre investimento.

Mas não é só isso, elas também possuem algumas propostas e objetivos diferentes.

Cursos Livres

Os cursos livres, apesar de não serem reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) — lembrando que o MEC só reconhece cursos com duração mínima de 360 hora — fazem parte da modalidade de Educação Profissional e têm base legal.

Esse tipo de curso tem duração variável, que pode levar horas ou, muitas vezes, até meses, e não exige comprovação de escolaridade anterior.

Se você está pensando em fazer algum curso livre é bom lembrar que, muitas vezes, eles são preparatórios para certificações oficiais de empresas, como Microsoft e Adobe.

Além disso, as próprias instituições de ensino que oferecem esses cursos podem emitir certificados de conclusão.

Cursos de extensão

Ao contrário dos cursos livres, os de extensão são considerados atividades acadêmicas ou culturais que não estão inclusos como parte obrigatória do ensino de graduação e da pós-graduação.

Basicamente, seu objetivo é ampliar as noções sobre alguns temas relativos e/ou complementar conhecimentos de uma determinada área.

Os cursos de extensão, apesar de oferecidos pelas Universidades, não são restritos aos estudantes.

Por isso, se você já terminou a sua graduação ou pós-graduação e quer enriquecer o seu conhecimento sobre determinado tema, essa modalidade é a ideal para você.

Cursos de especialização

Já os cursos de especialização são nada mais nada menos que cursos de pós-graduação lato sensu que tem como objetivo informar, atualizar e capacitar os profissionais que já estão no mercado de trabalho.

Diferente da graduação, os cursos de pós-graduação são mais específicos e conferem habilidades mais técnicas aos seus estudantes.

Para se matricular em cursos de especialização é preciso, obrigatoriamente, ter diploma de curso superior.

Apesar de cada instituição definir os critérios para o ingresso de alunos, a maioria delas incluem análise do currículo, entrevistas e, até mesmo, provas de conhecimentos gerais.

Uma Dica motivacional

Se ao invés do tradicional ensino presencial você optar por um curso a distância, saiba que não basta apenas substituir às salas de aulas por um computador.

Embora a modalidade não estipule grande horária fixa e permita a realização de atividades simultâneas, é preciso saber priorizar os estudos, planejar a rotina acadêmica e recorrer aos recursos tecnológicos.

Confira oito dicas da Universidade Aberta de Madri (UDIMA) que vão auxiliá-lo a tirar proveito dessa metodologia e tornar o seu processo de aprendizagem mais proveitoso.

Leave a Comment