Carreira Dicas de estudo

O que os testes vocacionais podem te ajudar?

teste vocacional para quem está mais perdido que cego em tiroteio
Written by joao.gobira

Ser obrigado a escolher uma profissão logo que sai do ensino médio é, sem dúvidas, uma tarefa ingrata!

Entre os 17 e 20 anos é difícil até mesmo para falar sobre quem nós somos e o que queremos, quem dirá escolher a profissão que nos sustentará pelo resto da vida?

Se sentir perdido é muito mais comum do que você pensa e, para isso, contar com a ajuda de testes vocacionais pode ser uma ótima saída para melhor se direcionar nessa escolha.

testes vocacionais para quem não sabe o curso a fazer

Tem ainda a possibilidade de apostar no acompanhamento psicológico com um orientador profissional, que pode te dar um norte ainda maior de acordo com as suas habilidades e aptidões.

Mas, como infelizmente, nem todo mundo tem condições financeiras para bancar essas consultas, o ideal é apostar nos bons e velhos testes vocacionais mesmo.

Os testes vocacionais online são apenas referências para a sua escolha. Basicamente, eles te ajudam na direção onde você pode caminhar, mas não definem a carreira certeira e definitiva para você.

Além de ajudar a ter um norte melhor sobre o caminho que deseja seguir, a orientação vocacional dos testes servem para nos ajudar a aprimorar o nosso autoconhecimento.

Afinal, ele também te ajudará a se conhecer melhor, conhecer suas próprias características, habilidades, personalidade e aptidão; detalhe fundamental para quem está começando a vida adulta.

Áreas de conhecimento

Basicamente, existem três áreas de conhecimento, são elas: ciências humanas, ciências exatas e ciências biológicas ou da saúde. Para quem não entende muito bem sobre elas, fizemos uma pequena explicação logo abaixo. Confira!

Ciências Humanas

Se você sente afinidade com a leitura e escrita e gosta de bons debates, a área das ciências humanas pode ser um bom campo para você.

Em geral, os cursos de Direito, Jornalismo, História, Teologia, Relações Internacionais, Letras, Serviço Social, pedagogia são os mais escolhidos; principalmente por aqueles que não suportam a ideia de terem matérias de cálculo na faculdade.

Ciências Exatas

Já para o que são fãs de cálculo, uma boa opção é optar pelas carreiras da área de conhecimento das ciências exatas.

Os cursos de Engenharia, Ciência da Computação, Tecnologia da Informação, Comércio Exterior, matemática, química, física e farmácia são boas opções para os que se consideram amantes dos números.

Ciências Biológicas e da Saúde

E para os que possuem afinidade com o cuidar do próximo e o funcionamento do corpo (seja ele humano, animal ou vegetal), as carreiras da área de conhecimento das ciências biológicas e da saúde podem ser uma boa opção.

Cursos como Medicina, Educação Física, Biologia, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, além de outros são ótimas opções para quem curte a àrea.

Quer estudar, mas não tem grana para bancar a faculdade? O Quero Bolsa pode te ajudar! Com ele, você pode conseguir bolsas de estudo de até 75% (incluindo a matrícula).

Agora que você sabe tudo sobre testes vocacionais e como eles podem te ajudar a escolha a profissão, é só escolher a área de conhecimento que mais tem a ver com você e bons estudos!

Leave a Comment